Enfim compreendo / uma imagem: /montanhas e espíritos
/preenchem de gemidos /as pedras retorcidas / os passos pranteados; / estranhos ruídos/ de pessoas e rios e ruas.
ecos ouvidos / em ouro/ casas de amor e dor.
Estes são os versos do poema Ouro Preto de Maurício Monteiro, músico e poeta. Em 2008 ele lançou o excelente livro A formação do gosto sobre a música erudita no Brasil na época da transferência da corte portuguesa. E com ele faturou o prêmio APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte. E não foi na categoria de Música, mas na de Literatura.
O poeta e crítico inglês Ezra Pound propôs uma classificação da poesia em logopéia, fanopéia e melopéia, sendo a última aquela em que predomina o som das palavras.
Nada mais natural que o músico tenda para este tipo de fazer poético, mas, mesmo assim, é curioso sabermos como ele vai conseguir esta façanha.
E Maurício, sendo mestres nas duas artes, alcança esta deliciosa fusão entre som e sentido.
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cuktura do Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.