José Ramos Tinhorão – A música popular no romance brasileiro – volume I

José Ramos Tinhorão, um dos maiores conhecedores de nossa música popular dedicou-se a esta obra de fôlego que relaciona a música popular com o romance brasileiro desde sua origem até ao dias de hoje.

A leitura de cerca de cinco mil romances escritos no Brasil, resultou nesta trilogia que partiu de uma curiosidade que se revelaria inesperadamente rica de implicações sócio-culturais: como os romancistas brasileiros costumam apresentar o tema da música popular, esse fenômeno tão ligado à vida social do país?

Neste primeiro volume, já se revelam algumas surpresas. Entre elas estaria a de que, constituindo o ofício literário uma atividade de elite, mesmo com os escritores saindo da classe média, sua visão da cultura popular se assemelha à dos estrangeiros, em sua fascinação pelo exótico.

São mais de duzentos anos de literatura, que abrangem desde o livro Compêndio narrativo do peregrino da América, de autoria de Nuno Marques Pereira, escrito em 1725, ao romance naturalista, ambientado na Bahia, As voltas da estrada, de Xavier Marques, publicado em 1930.

 

 

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.