Otto Lara Resende – O braço direito

Na opinião do crítico literário Antonio Cândido “este é um livro poderoso e estranho, narrado na primeira pessoa pelo zelador de um orfanato no interior de Minas.

O autor elaborou um estilo que adere ao modo de ser do personagem narrador, traduzindo a sua mediocridade, a sua angústia e ao mesmo tempo a sua busca de uma pureza cheia de equívocos e dominada pela obsessão do pecado.

O zelador é religioso do tipo mais convencional e parece submeter-se inteiramente às hierarquias e tradições, mas sob a estreiteza do seu ponto de vista a sociedade e as pessoas vão aparecendo nas cores reais.

Como se brotasse das entrelinhas uma força desmistificadora que faz da pequena cidade miniatura do mundo, com suas fragilidades e descaminhos.

O narrador tacanho revela-se um personagem patético e doloroso, vítima da própria insignificância, dotado de uma lucidez implícita, que faz da narrativa o desvendamento do mundo pelo avesso.

Ao cabo, sentimos que a arte de Otto Lara Resende consistiu em elaborar uma voz narrativa destacada do autor, que envolve o leitor e o mantém preso à força desse universo de humilhados e ofendidos. O livro recebeu o Prêmio Jabuti 1994 de Melhor Romance.

 

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.