Na cidade de Guaxupé – Sul de Minas – havia uma rua chamada Taboão. Nela, numa casa de tipo meia-água, morava o pequeno Engraxate Dudu.
Não obstante a pobreza da família, Dudu vivia feliz na rua poeirenta, cheia de buracos e altos capins às margens. Para ele, porém, era a melhor rua do mundo, o palco de suas eternas aventuras infantis.
Nas chuvas, divertia-se com a meninada, a troco de tostões, desencalhava os calhambeques atolados nas poças de barro.
Perto dali, havia rios e açudes para mergulhos e pescarias , campinhos improvisados de futebol para as peladas de fins de semana.
E também os pomares do major Zerbini e do português Pallos, com as árvores frutíferas sempre carregadas. Era uma tentação a qual ninguém resistia.
Dudu tocava aquela vida sem maiores preocupações, pois contentava-se com tudo aquilo que seu meio lhe oferecia para uma infância feliz. Sem passado nem futuro.
Um dia, porém, já avançando na idade, mas ainda ligado à rua, Dudu sentiu a imperiosa necessidade de melhorar um pouco de vida…
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
CONTOS,
Guaxupé,
Nege Além,
romance,
UBE,
UBE-Scortecci. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.
Meu vozinho,se sabe que te amo muito não e,que nem palavras podem expressar ,sou sua fã número um…..