O personagem desta tórrida história vive às voltas com o controle moral da escola religiosa. Junto da fé, o desejo é sua mais intensa religião: a de ter prazer e a de dar prazer.
Mais tarde famoso locutor na época de ouro do rádio, mulheres provocantes e perigosas inundam a vida do personagem de um fervor pagão que fatalmente o arrastará ao inferno de si mesmo e ao inferno dos demais.
Esta é a décima obra do escritor gaúcho Antonio Carlos Resende que é radialista muito conhecido em seu estado. Como o cenário de Jairo e seus diabos é o rádio, trata-se de livro semi-autobiográfico, cuja ação vai de 1943 a 1949, na Rádio Farroupilha.
Diz o autor: “Esse livro eu recomendo para os estudantes de rádio, para sentirem o que era o início do rádio. Não sei se o livro vai ser considerado bom, mas eu acho que é ágil, rápido, como uma transmissão de uma partida bem feita de futebol.”
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
Antônio Carlos Resende,
escola religiosa,
futebol,
rádio. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.