João Ubaldo Ribeiro
Ed. Nova Fronteira
O mais recente romance do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, traz um protagonista que caminha, imperturbável, para a própria morte: Tertuliano. Ele é o herdeiro decaído de grandes proprietários de terra, um homem de bem que, no dia do nascimento de um neto, descobre presságios de que sua hora se aproxima. Seu pai, bígamo – constituíra família com duas irmãs –, teve de se casar com uma de suas mulheres para receber uma herança. Para não ser prejudicado na sucessão, o garoto Tertuliano foi instado a renegar a própria mãe e se declarar filho da outra. Recusou-se, em um gesto de dolorida dignidade.
A busca espiritual de Tertuliano resulta um tanto vaga e confusa, misturando concepções espíritas e filosofices populares. Mas o parágrafo final põe as coisas no lugar. Vida, morte, renovação são o eixo em torno do qual se desenrola a trama simples deste romance magnífico.
Romance destinado a incorporar-se ao melhor patrimônio literário de nossa língua, um momento de rara beleza, daqueles cuja mágica se abre ao leitor desde a primeira página.