Audálio Dantas narra, em texto emocionante, a saga do pequeno retirante que chegou à Presidência da República.
O lançamento pela Ediouro acontece em São Paulo, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731), dia 28 deste mês, a partir da 11 horas.
Uma obra impregnada de emoções reais, em que cada lembrança é lâmina cortante, a quase restauração das dificuldades e sofrimentos da família Silva no agreste pernambucano ou nas bordas de cidades do Sudeste. O livro O Menino Lula, mais do que acrescentar tintas míticas à imagem do Presidente Lula, reconduz Luiz Inácio da Silva aos seus iguais: tantos e tantos nordestinos que ainda hoje nascem e se mantém em vida como a confirmar a existência de milagres.
Audálio Dantas – reconhecido como um dos textos mais brilhantes do jornalismo brasileiro – escreveu O Menino Lula depois de uma longa conversa, em julho deste ano, com o presidente. Parte dessa história o autor já conhecia, seja porque ele e Lula tenham participado de lutas sindicais e políticas contra a ditadura militar, nos anos de 1970 e 1980, ou pelo fato de Audálio também ter migrado, ainda menino, do sertão nordestino, e depois, como repórter, conhecido de perto os problemas que afetam a região.
O Menino Lula é uma história sem alegrias. Lula nem acha que teve infância, no sentido da evolução lúdica de que todas as crianças deveriam desfrutar. Naquele casebre de Caetés, então um distrito do município de Garanhuns, muitas vezes faltava água e faltava pão; havia apenas um grupo de seres humanos – uns quase bebês, outros adultos – acoitado pelo instinto vital da sobrevivência. Nesse cenário sem cor, as lembranças que em Lula se fixaram são aquelas que se sobrepujaram em sofrimento, como a da partida da família num caminhão pau-de-arara, deixando para trás, desesperado, o único bicho de estimação, um cachorro chamado Lobo. O caminhão atravessou seis Estados e, ao final de treze dias de viagem, descarregou a família – Dona Lindu e sete de seus filhos – em São Paulo.
O Menino Lula é completado com várias fotos do acervo pessoal da família de Lula e por xilogravuras do paraibano Jerônimo Soares, um dos mais importantes ilustradores de cordéis do Brasil.
O jornalista Ricardo Kotscho, que fez o prefácio de O Menino Lula, diz que, para quem não conhece o Brasil e seu Presidente, o livro poderá parecer uma ficção, mais um romance fantástico de Gabriel Garcia Marquez. “Esse livro, porém, é uma prova de que, querendo, tudo é possível. Até mesmo mudar o nosso próprio destino”, escreve Kotscho.
Audálio Dantas é jornalista e escritor, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, ex- deputado federal. Escreveu, entre outros livros, O Circo do Desespero, Repórteres, O Chão de Graciliano (Prêmio APCA 2007) e A Infância de Graciliano Ramos (Prêmio Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil).
Ficha Técnica:
Livro: O Menino Lula – A emocionante história do pequeno retirante que chegou à Presidência da República
Autor: Audálio Dantas
Nº de páginas: 120
Preço sugerido: R$ 26,90.
Serviço de Atendimento ao Leitor: (21) 3882-8416
Àtt. AUDÁLIO DANTAS!
Jovem-ousado Audálio Dantas, você está bem?
Eu, melhor agora em contato – de SC a SP – com o velho e atualíssimo amigão!!!
Estamos por aqui já quase dez anos.Passando por Balneário Camboriú, Itajaí, e, agora, em Navegantes.
Então, estou sabendo de sua nova obra-prima, sobre o rebento Lula, nosso presidente operário.
Lembro, inclusive, que o conheci através de você em memorável comício no Largo de Osasco. O foi em ato público no Estádio de Vila Euclides?
Mas. isto não tem maior importância, mediante este seu reaparecimento público (popular) por ocasião desta autobiografia dele escrita por Audálio Dantas.
Também sei que tal lançamento será neste dia 28 em São Paulo, e que não poderei comparecer.Infelizmente!
O que gostaria de pode estar ajustando com você, mais adiante, é que quando vier por aqui, me dê um alo (…) de modo que eu posa ir ao amigo.Ok?
E, de repente, tratarmos deste lançamento (…), também por aqui. No município-polo de Itajaí (que congrega 11 cidades regionais), por exemplo. Na Câmara Municipal ou no Parlamento da AMFRI (recém-criado); ou mesmo na UNIVALI -e por aí…
Você é quem sabe, esteja à vontade, para tanto…
Vamos lá, meu endereço é:
> a Manoel Santos Gaya, 91 – centro
Navegantes, SC
CEP 88.375-000
Tel./cel. (47) 9187 6916 = 24h a disposição do amigo.
Com votos de sucesso em mais uma empreitada coletivista, no aguarado de seu oportuno retorno, forte abraço amigo e camarada do Clebion Miranda, 60.0,3 – firme, rijo e avante na luta!
Obs!
Endereço (adendado): Rua Manoel Santos Gaya, 91 – Centro –
Navegantes, SC
CEP 88.375-00
Tel./cel. (47) 9187 6916 = 24h a disposição do amigo Audálio Dantas.
Rem.: Clebion Eli Miranda
E-mail’s: camaradamiranda@bol.com
ou : guruca_dengodengo@yahoo.com.br