George Moura e Flávio Araújo
Ed. Globo
No dia 7 de outubro de 1928, sob a garoa fina do porto de Santos, uma simples mala cai do guindaste de um navio que partiria para a Europa. Iniciava-se assim um dos mais macabros e misteriosos casos da crônica policial brasileira, que ficou conhecido como o ‘crime da mala’.
Essa é a primeira das sete histórias reais resgatadas neste livro. Crimes que mobilizaram a sociedade brasileira ao longo de meio século são apresentados ao leitor em linguagem eletrizante, que contribui para a reconstituição do clima dos acontecimentos e de sua repercussão na época.
É o caso dos Irmãos Naves – o maior erro judicial de nossa história. Já nos crimes do Sacopã e da Fera da Penha, o ciúme é a mola de crimes brutais.
O livro mostra o arrepiante caso de Chico Picadinho, que ainda cumpre pena por seus assassinatos bárbaros. Enfim, convém registrar que dois destes crimes não foram solucionados até hoje: o de ‘Dana de Teffé, o crime sem cadáver”, envolvendo uma conhecida figura da alta sociedade; e o do menino Carlinhos, cujo sequestro e desaparecimento na década de 1970 ainda é um mistério.