Euclides da Cunha
Várias editoras
Em 2009 comemoramos o centenário da morte de Euclides da Cunha. Ele foi engenheiro, escritor, jornalista, sociólogo, geógrafo e historiador. Como escritor está ao lado de outros gigantes como Machado de Assis e Guimarães Rosa. Escreveu pouco porque viveu pouco, apenas 44 anos.
Euclides foi enviado para cobrir a Guerra de Canudos pelo jornal “O Estado de São Paulo”. Tratava-se de conflito entre sertanejos, de um lado, e os senhores de terra, a polícia e o exército, de outro. Desta experiência surgiu “Os sertões” publicado pela em 1902 e um dos mais importantes livros escritos por um brasileiro. Alguns o consideram uma epopéia da vida sertaneja.
O livro se divide em tres partes: A Terra; O Homem; e A Luta. Inicialmente o autor leva para o sertão todas sua carga de preconceitos. Acompanhando a luta e conhecendo melhor a população local e suas condições de vida, ele vai mudando de opinião até afirmar: “O sertanejo é antes de tudo um forte”. Por isso alguns o chamaram de advogado dos sertanejos. Algumas informações geológicas foram dadas por Teodoro Sampaio, talvez, o primeiro engenheiro negro do mundo. Livro obrigatório.