Ruy Câmara
Ed. Record
O romance acompanha a saga do escritor Isidore Ducasse desde os dois anos, quando testemunha o suicídio de Célestine, sua mãe, ocorrido na noite de Natal de 1846.
Aos 13 anos, devido às epidemias e às revoluções que se multiplicavam pelo velho continente, o menino é empurrado num navio pelo cônsul François Ducasse, seu pai, rumo ao sul da França. Lá, nas prisões escolares, Isidore é submetido às mais cruéis situações e sofre terríveis crises de angústias.
Aos 18 anos, tendo em mãos um bacharelado e alguns poemas inacabados, adota para si o pseudônimo Lautréamont e vai aventurar-se no mundo das letras em Paris e Bruxelas. Rejeitado pelos editores, o jovem poeta, precursor do surrealismo e discípulo de Baudelaire, abandona os estudos formais e passa a viver às margens das regras sociais, às expensas do pai.
Esta é a saga de um dos maiores poetas franceses do século XIX. O livro acabou de ser publicado na Romênia e tem publicação prevista em outros países. O autor, Ruy Câmara, é reconhecido poeta, romancista, dramaturgo e sociólogo. Nasceu em Recife e viveu a infância em Messejana, subúrbio de Fortaleza.
Meu caro amigo, Levi, é uma alegria compartilhar meu livro com você e com seus leitores neste blog tão elegante e de bom gosto. Grato pelo sua amizade, irmão. Forte abraço. Ruy Câmara