Flávio Moreira da Costa (org.)
Ed. Record
Neste livro, o escritor Flávio Moreira da Costa incumbiu-se de escolher o melhor da literatura policial brasileira, reunindo autores do mais alto calibre, envolvidos em crime de toda a espécie.
O leitor irá conhecer um Machado de Assis atípico, mas sempre genial, em “O enfermeiro”. Aparecem ainda outras pérolas como o conto “Se eu fosse Sherlock Holmes”, extraído do primeiro livro de contos policiais da literatura brasileira, publicado nos anos 20 do século passado.
Além de curiosidades e exemplos de maestria no gênero, será possível perceber como se saíram bem no crime, autores consagrados como Marcos Rey, Dalton Trevisan, José Louzeiro, Caio Fernando Abreu, Duílio Gomes, Victor Giudice, sempre com contos precisos que não conseguimos largar antes de ler a última frase.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.