Boris Schnaiderman
Cia. das Letras (1997)
Neste livro, o conhecido escritor e tradutor Boris Schnaiderman encara o desafio de refletir sobre os destinos da literatura, da cultura e da política russa, após as mudanças radicais que redesenharam o mapa daquela região e do mundo.
Também analisa as relações internacionais fundadas no conflito entre blocos e nas aspirações comunistas difusas a partir da Revolução Russa de 1917. O autor acrescenta ao seu vasto cabedal crítico sobre a modernidade russa, uma pesquisa das mais atualizadas sobre as principais tendências literárias e estéticas do momento.
Os resultados não poderiam ser diferentes: um texto raro e delicado, em que o estilo cuidadoso do ensaísta mescla-se com lembranças de notável memória e com valores éticos de um grande humanista.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Interesting to know.