Carta do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, em agradecimento ao apoio da União Brasileira dos Escritores:
(clique no documento para melhor visualização)
Carta de Levi Bucalem Ferrari em resposta ao ministro Juca Ferreira:
Ao Exmo. Sr. Ministro de Estado da Cultura
Prezado Ministro,
Recebi sua mensagem de agradecimento ao nosso apoio a atuação de V. Excia. e do ex-Ministro Gilberto Gil. Foi muita gentileza de sua parte, principalmente porque não fizemos nada além de nossa obrigação, ou seja, a de apoiarmos aqueles que têm demonstrado coerência, vontade política e competência em seu trabalho.
Acreditamos, Sr. Ministro, que a capacidade de diálogo já demonstrada por V. Excia. resultará na junção de forças necessária à transformação de “política de governo em política de Estado”, para usarmos uma expressão que lhe é cara. Também traduz a ousadia típica dos estadistas de transcender patamares colocando a cultura como prioridade de toda a Nação.
Por sua trajetória política, tenho certeza que suas metas serão balizadas tanto pelo incentivo à produção artística quanto, e principalmente, pelo maior acesso da população aos bens culturais. Este é direito inalienável de todo cidadão brasileiro que, por ser o principal produtor de sua própria cultura deve também ter acesso aos bens mais refinados que ela produz.
Se tal acesso tem sido dificultado, ou mesmo negado, à maior parcela da população, em virtude de uma estrutura de classes das mais injustas, a hora é chegada de reduzir drasticamente tal distorção. Vosso esforço somar-se-á ao de todo um governo que têm demonstrado caminhar nesta direção de maior justiça social.
A cultura transforma o alienado em participante e o excluído em cidadão. Forma consciências críticas e capazes do usufruto estético. Emancipa o indivíduo, a sociedade e a Nação, contribuindo para a construção de uma civilização mais livre, igual, fraterna e soberana.
Conte conosco nesta caminhada.
Levi Bucalem Ferrari
presidente da União Brasileira de Escritores – UBE