COMPADRE JABU – HISTÓRIAS DE JABUTI

Ruth Guimarães
ed. Usina de Idéias

Você já viu um jabuti? Às vezes ele é confundido com a tartaruga porque é lento, cascudo, pesado. Para alguns, ele é feio. Mas, no imaginário popular tem duas virtudes fundamentais: a paciência e a manha. Essas características, similares às dos índios, atribuem ao jabuti uma esperteza e uma inteligência capazes de vencer animais bem mais poderosos.

Pois bem, para dirimir dúvidas, divertir-se e aprender, temos um excelente livro contendo Histórias de Jabuti. A autora, Ruth Guimarães Botelho, é a mesma que fez Histórias de Onça, e deverá fazer mais nove títulos para a coleção Macunaíma, com contos de animais de nossa fauna.

Além de alertar sobre os valores ambientais, os contos apontam as características atribuídas a cada um desses animais no lendário popular, que muitas vezes remontam à lendas indígenas e caipiras.

A autora é uma das maiores escritoras brasileiras: poetisa, romancista, contista, cronista, teatróloga, tradutora, jornalista e pesquisadora da alma popular.

Ruth foi aluna de Mário de Andrade, de quem recebeu ensinamentos e o gosto pelo folclore nacional. Traduziu para o português Balzac, Daudet e Dostoievski, entre outros. Fez um importante Dicionário da Mitologia Grega.

Entre suas obras destacam-se ainda Caleidoscópio – A saga de Pedro Malazarte, Lendas e fábulas do Brasil, Água Funda, Contos de cidadezinha e Os filhos do medo. Membro recente da Academia Paulista de Letras, esta autora maravilhosa tem apenas 88 anos. E continua escrevendo.

Prova viva do que sempre afirmamos: a leitura e a escrita exercitam o cérebro e prolongam a vida com qualidade. Presenteie seu filho com bons livros como este: Compadre Jabu – histórias de Jabuti, de Ruth Guimarães, da coleção Macunaíma, publicada pela Usina de Idéias Editora.

Ruth Guimarães e membros da diretoria da UBE

Ruth Guimarães e membros da diretoria da UBE


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.