Ruth Guimarães
ed. Usina de Idéias
Você já viu um jabuti? Às vezes ele é confundido com a tartaruga porque é lento, cascudo, pesado. Para alguns, ele é feio. Mas, no imaginário popular tem duas virtudes fundamentais: a paciência e a manha. Essas características, similares às dos índios, atribuem ao jabuti uma esperteza e uma inteligência capazes de vencer animais bem mais poderosos.
Pois bem, para dirimir dúvidas, divertir-se e aprender, temos um excelente livro contendo Histórias de Jabuti. A autora, Ruth Guimarães Botelho, é a mesma que fez Histórias de Onça, e deverá fazer mais nove títulos para a coleção Macunaíma, com contos de animais de nossa fauna.
Além de alertar sobre os valores ambientais, os contos apontam as características atribuídas a cada um desses animais no lendário popular, que muitas vezes remontam à lendas indígenas e caipiras.
A autora é uma das maiores escritoras brasileiras: poetisa, romancista, contista, cronista, teatróloga, tradutora, jornalista e pesquisadora da alma popular.
Ruth foi aluna de Mário de Andrade, de quem recebeu ensinamentos e o gosto pelo folclore nacional. Traduziu para o português Balzac, Daudet e Dostoievski, entre outros. Fez um importante Dicionário da Mitologia Grega.
Entre suas obras destacam-se ainda Caleidoscópio – A saga de Pedro Malazarte, Lendas e fábulas do Brasil, Água Funda, Contos de cidadezinha e Os filhos do medo. Membro recente da Academia Paulista de Letras, esta autora maravilhosa tem apenas 88 anos. E continua escrevendo.
Prova viva do que sempre afirmamos: a leitura e a escrita exercitam o cérebro e prolongam a vida com qualidade. Presenteie seu filho com bons livros como este: Compadre Jabu – histórias de Jabuti, de Ruth Guimarães, da coleção Macunaíma, publicada pela Usina de Idéias Editora.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.