Ruth Guimarães
Ed. Nova Fronteira
A história se passa em Nossa Senhora dos Olhos D’Água e arredores, sul de Minas, na primeira metade do século XX. Tudo está mudando – os costumes, as crenças, gente sendo substituída por máquina no trabalho, carroça por caminhão no transporte. E assim por diante.
Com seus atos, seus bordões e seus delírios, os personagens de Água funda espelham esse momento de mudança, vivendo em meio a um redemoinho de contrastes. Um momento captado com incrível beleza e inteligência por Ruth Guimarães neste romance de 1946, que já é um clássico de nossa literatura contemporânea.
Agora o livro é reeditado, com prefácio de Antonio Candido. Por sinal, este Intelectual do
Ano de 2007 e maior crítico literário do país, é mais um de ilustres admiradores da autora Ruth Guimarães.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.