O QUE É VIOLÊNCIA URBANA

Regis de Morais
Ed. Brasiliense

Em nenhum outro lugar a vida está sendo um jogo tão perigoso com nas grandes cidades.
Vemos cotidianamente assaltos, acidentes de trânsito, guerras de gangue do narcotráfico, além de assassinatos pelos motivos os mais triviais, mais torpes. A vida tem pouco valor.

E, por lado, policiamento armado em precárias condições de segurança nos edifícios, lojas, bancos, alguns bairros, e no trabalho de cada um. O medo vem sendo o pão cotidiano dos cidadãos. As violências, criminosas ou institucionalizadas, levam as pessoas a interiorizar uma permanente sensação de pânico.

Seriam as metrópoles organismos definitivamente enfermos? Ou há saída para isso? É o que se discute neste livro muito oportuno: O que é violência urbana, escrito por Regis de Morais e publicado pela Editora Brasiliense.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.