Lourenço Diaféria
Boitempo
Este livro reúne uma seleção de crônicas escritas por Lourenço Diaféria entre 1973 e 1977. Seu olhar é o da multiplicidade e da atenção.
Está presente a solidariedade humana, como no belo exemplo da cobradora de ônibus que ajuda a mãe que está trocando a roupa do bebê. Aparece também a denúncia política como a célebre carta do cronista ao general de plantão, com o alerta de que algo está cheirando mal nos porões da ditadura militar.
A cidade de São Paulo é retratada nesse percurso em que a face humana é sempre predominante. Paulistano do Brás, o jornalista Lourenço Diaféria tem as crônicas divididas em quatro seções: a cidade de seus arredores; gentes da Metrópole; futebol e outras graças; e paisagem com natureza e vida.
Livro valioso, gostoso de ler, tem título bastante poético. Vejamos: Mesmo A Noite Sem Luar Tem Lua. O autor é Lourenço Diaféria. A editora é Boitempo.
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0194-lourenco-diaferia-mesmo-a-noite-sem-luar-tem-lua.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
Anos 70,
audio,
cotidiano,
crônica jornalística,
ditadura militar,
Lourenço Diaféria,
luar,
noite,
outras palavras,
São Paulo,
sociedade brasileira. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.
eu gostei muito desse livro e espero que vocês tambem gostem