ELES NÃO USAM BLACK TIE

Giafrancesco Guarnieri
Civilização Brasileira

Em 22 de fevereiro de 2008, completaram-se 50 anos da montagem da peça “Eles não usam black tie”, escrita por Gianfrancesco Guarnieri, um dos expoentes da dramaturgia brasileira.

Grande ator, autor e diretor teatral, é um dos símbolos de uma época muito rica em nossa cultura; época marcada por mudanças e esperanças nas esferas sociais e políticas. A peça deu início a um ciclo de teatro politicamente engajado que dominaria a cena dos anos 60.

O sucesso da peça transformou-a em livro e filme, este estrelado pelo próprio Guarnieri. E, sinal daqueles tempos, peça e filme trazem uma canção feita por Adoniran Barbosa.

Os protagonistas são moradores de favelas envolvidos numa greve por melhores salários. Dentro da trama há o conflito entre o pai, Otávio, um dos líderes do movimento, e seu filho, Tião, que fura a greve, pois está prestes a casar-se com Maria e tem medo de perder o emprego.

O livro Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, foi publicado pela Ed. Civilização Brasileira e já está na 8ª. Edição.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0195-gianfrancesco-guarnieri-eles-nao-usam-black-tie.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.