Nikolai Gógol
Ed. Perspectiva
O ucraniano Nicolai Gogol (1809-1852) com suas novelas deu novo status à literatura em russa que, até então, orbitava entre obras poéticas e épicas, sobretudo através de Púschkin e Lomonosov.
Mais conhecido entre nós como autor de O Inspetor Geral, escreveu também este livro Almas Mortas. Aqui, Gógol faz um retrato que constitui, durante o desfile de várias personagens, a metáfora dos desvios e manhas do regime czarista.
Ao mesmo tempo, é também o símbolo da decadência do espírito humano, apesar dos fundamentos ético e religioso. Tudo isso com utilização de deliciosa prosa poética
A novela foi traduzida por Tatiana Belinky e prefaciada nesta edição pelo Prof. Boris Schnaiderman. Ainda uma breve biografia de Gogol é assinada por Paulo Bezerra.
Vamos lembrar: O título é Almas Mortas, o autor Nikolai Gogol numa publicação da Editora Perspectiva.
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0193-nicolai-gogol-almas-mortas.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.