A INVENÇÃO DO DESENHO

Alberto da Costa e Silva
Nova Fronteira

Estamos diante do último livro lançado por Alberto da Costa e Silva, diplomata, poeta, historiador e romancista. Também conhecido como um dos mais profundos estudiosos de problemas africanos no Brasil.

Alberto da Costa e Silva é membro da Academia Brasileira de Letras e foi seu presidente. Foi eleito Intelectual do Ano de 2003 e recebeu por isso o Troféu Juca Pato, oferecido pela União Brasileira de Escritores. O livro que justificou o prêmio foi Um rio chamado Atlântico: as relações entre a África e o Brasil no século XVII.

Neste A Invenção do Desenho, o autor nos brinda com sua autobiografia que narra desde a adolescência no Rio de Janeiro até o fim da sua mocidade, como diplomata em Lisboa. Além das viagens pela Europa e pela África, o autor lembra o encontro com personalidades que conheceu.

O livro apresenta assim a trajetória rica de um dos maiores especialistas em estudos africanos no Brasil. Sua leitura é agradável e enriquecedora ainda por conta do estilo elegante praticado por este grande escritor brasileiro.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.