Alberto da Costa e Silva
Nova Fronteira
Estamos diante do último livro lançado por Alberto da Costa e Silva, diplomata, poeta, historiador e romancista. Também conhecido como um dos mais profundos estudiosos de problemas africanos no Brasil.
Alberto da Costa e Silva é membro da Academia Brasileira de Letras e foi seu presidente. Foi eleito Intelectual do Ano de 2003 e recebeu por isso o Troféu Juca Pato, oferecido pela União Brasileira de Escritores. O livro que justificou o prêmio foi Um rio chamado Atlântico: as relações entre a África e o Brasil no século XVII.
Neste A Invenção do Desenho, o autor nos brinda com sua autobiografia que narra desde a adolescência no Rio de Janeiro até o fim da sua mocidade, como diplomata em Lisboa. Além das viagens pela Europa e pela África, o autor lembra o encontro com personalidades que conheceu.
O livro apresenta assim a trajetória rica de um dos maiores especialistas em estudos africanos no Brasil. Sua leitura é agradável e enriquecedora ainda por conta do estilo elegante praticado por este grande escritor brasileiro.
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.