ANNA MARIA MARTINS

O destaque é Anna Maria Martins.

Anna se escreve com dois ênes, ela faz questão. Nasceu em São Paulo (capital), filha de Renato de Andrada Coelho e Lúcia do Amaral de Andrada Coelho, descendentes de tradicionais famílias paulistas. É viúva do escritor e acadêmico Luís Martins. É também descendente direta de José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da Independência. Pois bem, independente disso tudo, Anna é dona de personalidade afável, tem muitos amigos em todas as classes e origens.

Anna Maria fez muitas traduções de clássicos da literatura universal para o português. Foi também dirigente da Oficina Cultural cuja sede ficava na Casa Mário de Andrade. Dinamizou o projeto trazendo muitos escritores iniciantes e estudantes de literatura para dialogar com grandes escritores nacionais e estrangeiros. Divulgou a literatura brasileira no exterior através de inúmeras palestras em Universidades norte-americanas.

Anna Maria Martins é diretora da Academia Paulista de Letras e conselheira da União Brasileira de Escritores. Sua obra foi reconhecida através dos prêmios Jabuti e Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras. Sua linguagem de textura sutil, mas firme, de gesto seguro como prata de lei, pode ser apreciada em livros como A Trilogia do Emparedado e outros contos e Katmandu. Entre outros.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/outraspalavras_012-anna-maria-martins.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.