Luiz Alberto Moniz Bandeira
Ed. Civilização Brasileira
Vocês querem saber os motivos da guerra do Iraque? Da guerra do Vietnã? Querem saber porque a União Soviética desmoronou e como os Estados Unidos se transformaram na maior potência econômica e militar de todos os tempos?
Pois bem, todas estas perguntas estão respondidas no livro A formação do Império Americano: da guerra contra a Espanha à guerra do Iraque. Este livro rendeu a seu autor, Moniz Bandeira, o título de intelectual do ano, o troféu Juca Pato, oferecido pela União Brasileira de Escritores.
Nele, verifica-se que desde cedo, os Estados Unidos mostraram sua vocação imperial. Tomaram da Espanha e do México imensos territórios. O imperador desse país afirmou:“pobres de nós, tão longe de Deus e tão próximo dos Estados Unidos.”
Foi o país que mais lucrou com as duas grandes guerras, nenhuma delas em seu território. E se impôs sobre as potências européias enfraquecidas. Desde então, não houve qualquer guerra no planeta, na qual os Estados Unidos não estivessem envolvidos, direta ou indiretamente.
Usaram também outras formas para subordinar os demais países aos seus interesses: derrubaram govenantes hostis, elegeram amigos e desenvolvem ações que visam grandes negócios. Tudo isso está bem explicado e documentadas no livro de Moniz Bandeira. Para ler e consultar.
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/outraspalavras_003-luiz-alberto-bandeira-moniz.mp3]