Moacyr Scliar
Ed. Companhia das Letras.
O autor deste livro, Moacyr Scliar, é gaúcho e membro da Academia de Letras. É considerado um dos melhores autores brasileiros da atualidade. Escreveu livros excelentes como A Orelha de Van Gogh e O Centauro no Jardim, entre outros.
Neste livro, Scliar conta a história de uma mulher que descobre que foi uma das 700 mulheres do rei Salomão. E entre todas, a única capaz de ler e escrever. Ela é então incumbida pelo rei bíblico de redigir a história da humanidade.
O livro tem formato de bolso. É mais acessível, portanto. E permite ao leitor acesso à prosa bem-humorada de Scliar, que recria o eventos bíblicos de forma irreverente e satírica.
Ouça aqui o programa:
[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0090-moacyr-sclyar-a-mulher-que-escreveu-a-biblia.mp3]
“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.