Primeiras Estórias

A Editora Nova Fronteira acaba de publicar mais um livro de contos de João Guimarães Rosa
Nesses contos sobressaem os costumes e a linguagem das gentes de Minas. O livro contém ‘A terceira margem do rio’, clássico da literatura transformado em filme por Nelson Pereira dos Santos em 1993.
É certamente o melhor livro para o jovem ser apresentado à literatura de Guimarães Rosa. E adentrar no mundo deste autor com traço e estilo únicos.
Guimarães Rosa, já dissemos aqui, é um dos principais escritores brasileiros de ficção, comparável a Machado de Assis, Euclides da Cunha e Graciliano Ramos.
Seu estilo, entretanto, é muito pessoal, ousado, criativo, além de incorporar o linguajar dos sertanejos e, por este motivo ser considerado os mais brasileiro de nossos escritores.
Principal renovador da prosa brasileira moderna, foi traduzido em muitos idiomas sempre com sucesso de público e crítica. Foi membro da Academia Brasileira de Letras.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.