Luiz Ruffato – Questão de Pele

O renomado contista Luiz Ruffato organiza esta antologia de 14 bons contos que têm como tema o racismo. Entre os autores, alguns são ícones de nossa literatura como Machado de Assis, Lima Barreto e Coelho Neto.

Mas também estão presentes escritores de outras safras, alguns mais conhecidos pelo grande público como Nei Lopes, Cuti, Cidinha de Paula, Ferréz, Alberto Musa, Murilo Carvalho.

Entre os menos lembrados, grandes nomes como Manuel de Oliveira Paiva, J. Simões Neto e Afonso Arinos.  Ao longo de suas carreiras literárias, a maioria deles dedicou-se a temas que perpassam o preconceito de cor.

As histórias perpassam diversas fases da vida nacional, sobretudo no período que permeia o século 19, protagonizado por gênios da ciência e da arte como o Padre José Maurício, Paula Brito, André Rebouças, José do Patrocínio e muitos outros.

 

 

“Outras Palavras” é o programa de Literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.