É a cidade de veraneio em que todos pensam quando se fala do Uruguai. Fica a umas duas horas de Montevidéu, subindo a costa em direção ao Brasil. Fervilha no verão. Em janeiro há um grande afluxo de brasileiros, uruguaios e argentinos, sendo que muitos destes últimos têm casa ou apartamento na cidade. Inúmeros imóveis são disponibilizados para locação. Os preços, nesse período, podem variar de 2 mil dólares por um apêzinho a 40 mil dólares ou mais por uma mansão. Em fevereiro os aluguéis caem pois há menos procura apesar de ainda estarem em férias por ali. Quase todos os apartamentos incluem serviço de limpeza.
Conheci Adriana Fenoglio, uma corretora muito profissional, além de uma pessoa maravilhosa, que ajuda os interessados a encontrar um imóvel conforme o seu perfil e desejo.
Muitos aposentados europeus e americanos fazem de Punta del Este o seu refúgio. No inverno, costumam fugir do frio indo visitar as famílias que vivem no hemisfério norte onde é verão.
O balneário também é muito conhecido porque “famosos” vêm se exibir na época do Reveillon quando acontecem festas nababescas que eletrizam a atenção dos simples mortais.
Punta del Este tem este nome por estar localizada numa ponta de terra que divide o deságue do Rio de la Plata por um lado, e o Oceano Atlântico do outro. O lado do oceano é chamado de Praia Brava e é mais freqüentado pelos argentinos e por jovens, e a Mansa é preferida por brasileiros e famílias.
A cidade é a mais cara do Uruguai, principalmente nas férias. Restaurantes, táxis, hotéis, lojas de grife. Mas os preços no supermercado são equivalentes aos do Brasil, e muitos produtos importados são mais baratos. O Uruguai sendo basicamente um país voltado para a produção pecuária e agrícola, necessita da importação de produtos industrializados e os impostos para estes são mais baixos.
As praias se estendem por quilômetros e sempre se consegue um lugar calmo para ficar, mesmo em alta temporada, então há para todos os gostos, da badalação à tranquilidade. Há muitos passeios a fazer, e atividades para todas as idades. À noite, a cidade é animada até o amanhecer, gente nas ruas, restaurantes e baladas.
A segurança é uma das vantagens mais importantes, apesar de nos últimos anos terem registrado um número crescente (se bem que ainda insignificante, comparado às nossas estatísticas) de roubos a casas.