Alberto Guzik – O que é ser rio, e correr?

O livro se compõe de sete narrativas longas, contadas com jeitão de romance realista. O autor elabora meticulosamente cada história, centradas num único ponto de vista.

        Personagens muito diversos entre si, mantém uma sólida unidade em que a grande protagonista é a cidade. E cada narrativa tem seu ápice numa idéia de epifania mediada pela relação entre cultura e vida.

        Ao assistir o filme Hamlet e seduzir-se por Laurence Olivier, o bronco Adonias intui sua homossexualidade.

        Já a deslumbrada Orianne resolve trair o marido ao ouvir a ópera Carmem.

        Noutro conto, a obsessão do advogado JH por Fernando Pessoa combina-se à descoberta do desejo pelo próprio guarda-costas.

        O dramaturgo João Gabriel apaixona-se pela atriz enquanto uma canção interpretada por Elis Regina detona a rebeldia da medrosa Helena Maria.

        Os clássicos de Billie Holliday iluminam a existência do medíocre Rodrigo. E o quadro tríptico Três estudos de personagens deitados na cama, de Francis Bacon, dá força para a simplória Dora cometer um gesto extremo.

        Através destas histórias, o autor aproxima a arte da psicologia da personagem. Assim, mais que pano de fundo, a arte detona conflitos.

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.