Ana Maria Escorel – O Pai, a mãe e a filha

Segundo a crítica Walnice Nogueira Galvão, este é um livro que já nasceu clássico.

        A vivência privilegiada da autora permitiu que ela mesclasse memórias de infância com memórias de escritores, dois gêneros bem assentados em nosso país bem como pelo planeta afora.

        O olhar da menina organiza e decifra o mundo a partir da casa, focalizando o entorno, os vizinhos, os pequenos, os visitantes.

        E se volta da infância para trás, perscrutando o passado tal como se apresenta às crianças, encarnado nos mais velhos: os pais, os tios, os avós, e os casos que contam.

        A teia vai compondo o universo em que a menina se move. E a prosa apurada da autora sustenta-se no coloquial bem–humorado. E foge da tentação dos nomes próprios.

        Tentação forte porque pai e mãe são figuras importantíssimas na construção da cultura e da literatura brasileiras.  Seus perfis, entretanto, são apenas delineados da mesma forma que os de muitos outros figurantes.

 

 

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 Responses to Ana Maria Escorel – O Pai, a mãe e a filha

  1. Ines Marcus disse:

    blogs.utopia.org.br’s done it again! Great read.

  2. Kawi gurl disse:

    Writing comes more easily if you have something to say.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.