Este não é o livro mais conhecido de Jorge Amado, um dos nossos mais queridos escritores que foi durante muito tempo o mais lido e o mais traduzido para outras línguas. Mas é um de seus melhores livros e figura entre os grandes de nossa literatura.
Durante a guerra pela posse da terra na região cacaueira do sul da Bahia, os irmãos Badaró enfrentam o coronel Horácio da Silveira. A luta pela subsistência se entrelaça com intrigas políticas, relações amorosas e crimes passionais.
Dois romances improváveis se destacam em meio aos tiroteios e tocaias: o primeiro é o do jovem advogado Virgílio e Ester, esposa do coronel Horácio, um amor condenado a um desfecho sangrento.
E o segundo é o de Don’Ana, a valente filha de Sinhô Badaró, e o ‘capitão’ João Magalhães, um embusteiro que se faz passar por engenheiro militar.
Todo o livro é constitui uma página sangrenta da história brasileira elevada à categoria de mito fundador de uma civilização maculada pela cobiça e pela barbárie.
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura do Brasil.
Sobre levi
Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos.
Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo.
Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em
ESTANTE e marcada com a tag
advogado,
amor,
Bahia,
crimes passionais,
escritores,
guerra,
intrigas políticas,
Jorge Amado,
literatura,
região cacaueira,
relações amorosas,
romances,
subsistência,
tiroteios. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.
These are great articles, I really appriciate your work.
Hello everyone thanks for
good information.