Miguel Hernández

Nasceu em 30 de outubro de 1910 em Orihuela (Alicante), Espanha. Sua família tinha poucas posses e Miguel, trabalhava como pastor e tratador de gado. Durante o primário, Estudou nas “Escuelas Del Avemaria” e depois, como bolsista, no colégio dos jesuítas até os 14 anos. Teve então, que se dedicar ao trabalho e somente sua força de vontade o manteve perto dos livros que os amigos lhe emprestavam.

Em 1931, partiu para Madrid com o intuito de fazer fortuna, mas logo regressou a sua cidade sem ter conseguido alcançar seu objetivo. Superada essa primeira etapa de sua vida, adotou ainda um estilo gongorino e barroco e fez uma nova viagem a Madrid, onde estabeleceu amizade com os poetas da geração de 27 e 36. Quando se iniciou a Guerra Civil espanhola, alistou-se no exército republicano como comissário de atividades culturais e de propaganda.

Casou em 1937 com Josefina Manresa. Com a derrota da República, foi preso e condenado à morte, mas teve sua pena trocada por trinta anos de prisão. Tuberculoso, morreu na prisão de Alicante em 28 de março de 1942.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *