Jorge Luis Borges

Nasceu em 1899 na cidade Buenos Aires, Argentina. Foi alfabetizado em dois idiomas: inglês e espanhol assim, aos sete anos escreveu em inglês um resumo da mitologia grega, aos oito, “La Vísera Fatal” inspirado em um episódio de Quixote e aos nove traduziu do inglês para o espanhol, “O Príncipe Feliz” de Oscar Wilde.

Seus ensaios, contos e poemas foram traduzidos para mais de vinte e cinco idiomas e entre suas obras podemos destacar “Ficciones”, “Historia Universal de la Infância” e “Los Conjurados”. O premio que recebeu em 1961 do Congresso Internacional de Editores (premio compartilhado com Samuel Beckett) foi o ponto de partida para seu reconhecimento em todo o mundo ocidental. Em seguida, recebeu do governo italiano, o título de Comendador, de Comandante da Ordem das Letras e Artes do governo francês e o título de Cavalheiro da Ordem do Império Britânico.

Sua obra foi e continua sendo referencia para muitos autores, não só argentinos mas, de todo o mundo. Morreu em Genebra, Suíça, em 1986.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *