Antonio Machado

Nasceu em 26 de julho de 1875 em Sevilha e aos oito anos mudou-se para Madrid. Poeta e prosista, pertenceu ao movimento literário conhecido como “geração de 98”. Provavelmente, ainda é o poeta de sua época mais lido.

Em 1893 publicou seus primeiros escritos em prosa, enquanto que seus primeiros poemas apareceram em 1901. Em 1899, viajou à Paris, cidade que voltaria a visitar em 1902, ano em que conheceu Rubén Darío, que seria seu grande amigo por toda a vida. Em Madrid, por essa mesma época, conheceu Unamuno, Valle-Inclán, Juan Ramón Jimenez e outros destacados escritores com os quais manteve uma estreita amizade. Foi catedrático em francês, e se casou com Leonor Izquierdo, que morreu em 1912.

Em 1927 foi eleito membro da Real Academia Española. Durante os anos vinte e trinta, escreveu teatro em companhia de seu irmão, também poeta, Manuel, estreando várias obras entre as quais se destacam: La Lola se va a los puertos, de 1929 e La Duquesa de Benameji, de 1931. Quando estourou a Guerra Civil espanhola, estava em Madrid. Posteriormente mudou-se para Valencia e Barcelona, e em janeiro de 1939 exilou-se em Colliure, França, onde morreu em 22 de fevereiro do mesmo ano.

» Antonio Machado

3 respostas a Antonio Machado

  1. Pingback: La Saeta |

  2. ana barbara disse:

    muito bom esse texto !!!!!!!!!!!

  3. ana barbara disse:

    recomento para todos os leitores de site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *