Sabato Magaldi

Bibliografia

Obras

Obras

Panorama do Teatro Brasileiro. São Paulo: Difusão Européia do Livro, s.d. [1962]; reimpressão: Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura / DAC / Funarte/ Serviço Nacional de Teatro, s.d. 3.a ed., revista e ampliada. São Paulo: Global Editora, 1998.

Temas da História do Teatro. Porto Alegre: Curso de Arte Dramática da Faculdade de Filosofia da Universidade do Rio Grande do Sul, 1963.

Aspectos da Dramaturgia Moderna. São Paulo: Comissão de Literatura do Conselho Estadual de Cultura, 1963.

Iniciação ao Teatro. São Paulo: DESA, 1965; 4.a edição, São Paulo: Ática, 1993.

O Cenário do Avesso. São Paulo: Editora Perspectiva e Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1977; reimpressão, São Paulo: Editora Perspectiva, 1991.

Um Palco Brasileiro (O Arena de S. Paulo). São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

Nélson Rodrigues: Dramaturgia e Encenações. São Paulo: Editora Perspectiva e Editora da Universidade de São Paulo, 1987; 2.a edição, revista e ampliada, São Paulo: Editora Perspectiva, 1992.

O Texto no Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva e Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

Moderna Dramaturgia Brasileira. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

Cem Anos de Teatro em São Paulo, em parceria com Maria Thereza Vargas. São Paulo: Editora SENAC, 2001.

Depois do Espetáculo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

Teatro da Ruptura: Oswald de Andrade. São Paulo: Global Editora, 2004.

Teatro da Obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global Editora, 2004.

Teatro Sempre. São Paulo: Editora Perspectiva,2006.

Teatro em Foco. São Paulo: Editora Perspectiva, 2008.

Artur Azevedo. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2009.

Amor  ao Teatro. São Paulo, Edições Sesc. 2015             

Participação em obras coletivas

“O teatro moderno”, in O Período Moderno. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 1981.

“O texto no moderno teatro brasileiro”, in Literatura Brasileira: Ensaios – Crônica, Teatro e Crítica, vol. I. São Paulo: Norte Editora, 1986.

“O papel de Brecht no teatro brasileiro: uma avaliação”, in Brecht no Brasil – Experiências e Influências. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1987.

“O crítico de teatro”, in Sobre Anatol Rosenfeld. São Paulo: Com-Arte, s.d.

“Dramaturgia brasileira moderna”, in O Teatro através da História. Vol. II. O Teatro Brasileiro. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil e Entourage Produções Artísticas, 1994.

“Saudação”, in Homenagem a Décio de Almeida Prado. São Paulo: União Brasileira de Escritores/SP e João Scortecci Editora, 1995.

Theaterstücke aus Brasilien. Antologia do moderno teatro brasileiro, em colaboração com Henry Thourau. Berlim, 1996.

“O texto no moderno teatro brasileiro”, in Stepalcos. Revista da Cena Lusófona. Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral, n.o 3, setembro de 1998.

“A mulher no teatro brasileiro moderno”, no ciclo de palestras A Mulher na Sociedade Contemporânea, Academia Brasileira de Letras, 16 nov. 1998.

“Princípios estéticos desentranhados das peças de Pirandello sobre teatro”, in J. Guinsburg (org.) Pirandello – Do Teatro no Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

“Depoimento”, in Maria M. Delgado e Paul Heritage (org.) Diálogos no Palco –26 Diretores Falam de Teatro. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1999.

“Narrativa e drama fundidos”, in Gilgamesh (adaptação de Antunes Filho). Mairiporã: Editora Veredas, 1999.

“Le mauvais tour que joue la vie” (sobre a dramaturgia de Nelson Rdodrigues), in Théâtre/Public, revista bimestral do Théâtre de Gennevilliers, 1999.

“O diálogo em Machado de Assis”, no Ciclo Machado de Assis. Academia Brasileira de Letras, 1999.

“Teatro em São Paulo de 1943 a 1968”, in Brasil: Palco e Paixão. Um século de Teatro.  Rio de Janeiro: Aprazível Edições, 2004/2005.

Direção e consultoria de coleções

Direção e organização da Série Teatro Universal da Editora Brasiliense de São Paulo, constante de 34 volumes de peças, publicadas de 1965 a 1969.

Consultoria da coleção Teatro Vivo da Abril Cultural, constante de 35 peças, publicadas em 1976 e 1977.

Organização e introdução do Teatro Completo de Nelson Rodrigues, publicado em 4 volumes. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1981 a 1989; organização geral e prefácio do Teatro Completo de Nelson Rodrigues, em um volume. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1993; reimpressão, 1994.

Direção da coleção “O Melhor Teatro”, publicada pela Editora Global de São Paulo. Mais de 10 títulos publicados.

Consultor da Enciclopédia Abril. Autor do verbete sobre o Teatro Brasileiro, na Enciclopédia Mirador Internacional.

Autor de cerca de 30 prefácios de peças e estudos sobre teatro.

Autor do verbete sobre o Teatro Brasileiro, no Dictionnaire des Littératures. Presses Universitaires de France.

Crítico teatral da revista Visão, de 1968 a 1975; organizador, junto com Décio de Almeida Prado, do Dossiê Teatro, publicado no número 14 da Revista USP – junho a agosto de 1992.

Autor de verbetes sobre Teatro no Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

 

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em MEMÓRIA. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *