Kafka e a marca do corvo: romance biográfico

kafkaJeanette Rozsas
Geração Editorial

O escritor tcheco Franz Kafka é unanimidade de crítica e de público e também considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Bastaria citar dois de seus livros: O processo e A metamorfose, verdadeiras obras primas traduzidas em quase todas as línguas.

Pois bem, a escritora brasileira, Jeanette Rozsas nos oferece agora uma biografia romanceada deste mestre da literatura. A autora pesquisou durante anos, para se certificar de que a fidelidade histórica não sofresse o menor arranhão. O resultado foi uma parceria equilibradíssima entre o cuidado da pesquisadora sempre e o talento da prosadora.

A obra de Kafka — sua linguagem protocolar, os contos fantásticos e os romances tão originais quanto aterradores, além das cartas e dos diários angustiados — marcou profundamente muitas gerações de escritores.

Somente uma escritora muito apaixonada por essa obra poderia realizar este cativante romance biográfico. Jeanette Rozsas é essa escritora.

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 Responses to Kafka e a marca do corvo: romance biográfico

  1. Jeanette Rozsas disse:

    Caro Levi,
    Por mais que eu me identifique com Kafka, o romance é tão somente biográfico!
    Abração e parabéns pelo blog.

  2. juliana disse:

    Eu gostaria de comentar sobre a doença de Franz. Seu pai na epoca disse que ele pegara tuberculose por ser teimoso e morar num quarto úmido, mas depois eu fui pesquisar e descobri que o amianto, substância que, dependendo da sua ultilizaçao, pode causar problemas respiratorios e ate câncer. Franz não gostava de trabalhar com o pai, não sabemos se esta foi a causa de sua doença, pois a medicina na época não era tão avançada. De repente, eu tive a idéia de que Franz pudesse ter sido vítima desse material tão usado…bom foi só uma idéia.

  3. neide santos disse:

    Recado para Jeanette Rozsas,

    Parabéns pela conquista do prêmio FNLIJ. Estive em Praga, recentemente, e viajei levando na bagagem o bonito livro “Kafka e a marca do corvo”. Visitei os lugares fequentados por Kafka, bairro dos judeus, livrarias e sempre a marca do corvo me guiando por ruas, vielas, pontes, tudo estava impregnado da presença marcante deste grande escritor. Obrigada por escrever um grande livro.
    Meu abraço,
    Neide Medeiros Santos – FNLIJ/PB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.