A muralha de Adriano

Menalton Braff
Ed. Bertrand Brasil

No século II, o imperador Adriano construiu uma muralha para deter as invasões dos escoceses. Em seu novo romance, Menalton Braff, o vencedor do Prêmio Jabuti, mostra que o homem do século 21 continua levantando barreiras cada vez maiores e mais silenciosas.

Neste drama psicológico os muros da intolerância são também construídos dentro de casa ou do próprio indivíduo. Ciúme, ambição e coragem são seus ingredientes básicos. Mas seu alcance vai além, como afirma o autor: ”Em um mundo que se diz globalizado, nunca foram tantas as barreiras”. As individuais, como o preconceito, os medos e os impedimentos morais. E as sociais, dividindo os seres humanos em grupos de pouca ou nenhuma comunicação.

O foco narrativo de A Muralha de Adriano está entregue a três personagens – Verônica, Anselmo e Mateus. Porém, no momento em que, apesar de todas as muralhas, suas histórias se cruzam, um narrador onisciente assume o relato das ações e, explorando com destreza diversos efeitos de linguagem que se aproximam do impressionismo, as conduz até o final.

“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.