INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE MARX

Sérgio Lessa e Ivo Tonet
Ed. Expressão Popular

Pouco antes do ano 2000, foi feita uma pesquisa na Inglaterra sobre o pensador mais importante do milênio. Ganhou Karl Marx.

Este livro é uma introdução à obra do grande pensador cujas principais teses permanecem atuais. Muitos dos que discordam de suas propostas, aprovam e utilizam seu método de análise histórica.

Para Marx, o homem muda a realidade e, da mesma maneira, muda a si próprio, porque é parte desta realidade. A sociedade capitalista produz atitudes voltadas primordialmente para o sucesso econômico individual. Mas, isto não significa afirmar que a essência mesquinha do homem burguês seja a essência imutável da humanidade.

A humanidade, sempre em transformação, pode gerar outras formas de relações sociais e novas formas de pensar e agir, mais cooperativas e solidárias. Seja para concordar ou discordar, é importante conhecer o pensamento deste filósofo.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

About levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
This entry was posted in ESTANTE and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DE MARX

  1. priscila says:

    Se vc puder me esclarecer uma dúvida, que seria de grande importância para meus estudos.Quais as leis que fazem com que exista a sociabilidade humana?
    Espero resposta, já muito agradecida.

  2. levi says:

    Cara Priscila,
    O que você pede exigiria uma aula inteira de sociologia que não é o caso deste blog. Sugiro que você leia o livro ou use algum serviço de busca (google, uol, terra etc) ou a Wikipédia. Comece pelo google e digite “sociabilidade humana”. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>