SERRA DA CANASTRA

Adriano Gambarini
Ed. Aori

A Serra da Canastra no sudoeste de Minas Gerais é um dos maiores arcabouços da biodiversidade brasileira. Mundialmente conhecida pela riqueza de sua fauna e flora, é excêntrica também em valores culturais.

Estes são percebidos através dos ‘causos’, ou seja, histórias criadas pelos habitantes da região. Escondidas entre as montanhas vêm a luz nas palavras e imagens dos autores: um biólogo, uma jornalista e um fotógrafo.

Com lindas imagens, o livro revela histórias incríveis: desde a de um jovem que cresceu nas matas e compreende a ‘linguagem’ dos animais até a de um homem que sobreviveu à pensão onde viajantes dormiam, mas não ‘acordavam’. Também há uma cidade onde os casamentos foram extintos, todos os habitantes são descendentes de um padre. E muitas outras.

Os segredos deste lugar remoto e seu povo isolado estão ao lado do esforço em existir dos animais ameaçados de extinção. Serra da Canastra de Adriano Gambarini foi publicado pela Editora Aori.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *