LIVROS PREMIADOS PELA ABL

A Academia Brasileira de Letras concede todo ano seus prêmios literários a livros considerados excelentes por jurados de reconhecida competência. Por isso, nós os citaremos aqui como dicas de leitura da melhor qualidade.

Dois dos autores premiados já tiveram um de seus livros divulgamos aqui no “Outras Palavras”. É o caso do mineiro Autran Dourado, que recebeu o Prêmio Machado de Assis 2008, o mais importante da Academia, pelo conjunto de sua obra. Aqui nós já falamos de seu livro Contos Selecionados. Mas, Autran Dourado é também autor de O Risco do Bordado; Os Sinos da Agonia; Ópera dos Fantoches; e Confissões de Narciso, todos livros da melhor qualidade literária.

Mais um premiado já foi divulgado aqui: Trata-se de Izacyl Guimarães Ferreira que ganhou o prêmio de poesia por seu livro Discurso Urbano. Izacyl é também presidente do conselho consultivo da União Brasileira de Escritores.

Foram também premiados pela ABL em 2008: José Alcides Pinto, pelo romance Tempo dos Mortos; e Daniel Munduruku, pelo livro infanto-juvenil O Olho Bom do Menino.

Livros atestados pela ABL, merecem atenção…


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 Responses to LIVROS PREMIADOS PELA ABL

  1. Aron disse:

    bolgs.utopia.org.br, how do you do it?

  2. levi disse:

    Pesquisando e escrevendo. As informações que estão aqui seguem uma ordem estabelecida por mim: Literatura brasileira, de língua portuguesa e latino-americana; eventos culturais relevantes como lançamentos de livros, debates, premiações literárias e intelectuais. No futuro pretendo mostrar mais criações literárias como poemas, contos, trechos de romance etc. Aceito sugestões.

  3. Lidia disse:

    And this is why I love blogs.utoipa.org.br. Marvelous posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.