OS CLÁSSICOS DA POLÍTICA

Francisco Weffort (org.)
Ed. Ática

Este livro em dois volumes é obra de fôlego organizada por Franciso Weffort com a participação de outros professores da Universidade de São Paulo.

O livro nos brinda com textos fundamentais para a compreensão do pensamento de Maquiavel e de sua dura visão sobre o poder, no século XVI; de Hobbes e Locke, testemunhas da Inglaterra conturbada e revolucionária do século XVII; de Montesquieu, admirador da política liberal inglesa sob o absolutismo francês do século XVIII; e de Rousseau, precursor do pensamento democrático moderno e inspirador dos ideais da Revolução Francesa.

Também são apresentados os principais expoentes do pensamento político no século XIX: Burke, Kant, Hegel, Tocqueville, Stuart Mill e Marx. Os dois volumes cumprem a função de introduzir o leitor nos temas essenciais da teoria política clássica, que têm como ponto comum a construção do Estado-Nação.

O livro chama-se Os clássicos da política, organizado por Francisco Weffort e publicado pela Editora Ática.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

About levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
This entry was posted in ESTANTE and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to OS CLÁSSICOS DA POLÍTICA

  1. Gustavo Cantos says:

    Olá Levi, no volume 1 pg. 8, Weffort descreve que haverá um 3º volume da obra( sobre a crise do Estado – nação no século XX). vc conhece esse livro? será mesmo que foi publicado?

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>