ASSASSINATO DE MULHERES E DIREITOS HUMANOS

Eva Alterman Blay
Ed. 34

Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal, é o que declara o Artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.

Já o Artigo 18º da Declaração de Viena, de 1993, decreta que “Os direitos humanos das mulheres e das meninas são inalienáveis e constituem parte integrante e indivisível dos direitos humanos universais”.

Entre essas duas declarações, um longo caminho para que se reconhecesse e registrasse nos foros internacionais que os direitos das mulheres também são direitos humanos.

A realidade exposta neste livro mostra, porém, que no Brasil, tal reconhecimento está longe de se traduzir em fatos. Temos assistido a uma avalanche de assassinatos de mulheres.

A professora Eva Blay oferece aqui uma análise estruturada sobre um conjunto de textos especialmente reveladores do problema, suas raízes e desdobramentos.

O livro é: Assassinato de mulheres e direitos humanos. A autora, Eva Alterman Blay. Editora 34


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.