O FETICHE DAS TECNOLOGIAS – A EXPERIÊNCIA DAS FÁBRICAS RECUPERADAS

Henrique Tahan Novaes
Ed. Expressão Popular

Temos assistido a um intenso processo de desemprego imposto pela globalização, pelas novas tecnologias e pelas políticas neoliberais adotadas desde os anos 80.

Em função disto, muitas fábricas foram fechadas. Mas, a novidade, neste livro, é que algumas destas fábricas estão sendo recuperadas pelos próprios trabalhadores.

Antes de chegar aos exemplos, entretanto, o autor acha necessário entender as causas do atual desemprego e demonstrar que há soluções concretas.

Assim, o neoliberalismo proporcionou uma concentração exagerada da riqueza. Deste modo, a tecnologia, que deveria servir a todos, passou a significar apenas desemprego para muitos.

E como podem reagir os trabalhadores? Na Argentina, por exemplo, várias empresas abandonadas pelos patrões estão sendo “recuperadas” pelos empregados que hoje estão no seu controle, direção e gestão.

Compreender melhor o significado destas lutas como respostas decisivas frente ao desemprego e subemprego na Argentina, Brasil e Uruguai é a principal contribuição deste livro.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0164-henrique-tahan-novaes-o-fetiche-das-tecnologias.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.