O POVO BRASILEIRO

Darcy Ribeiro
Cia das Letras

Você já deve ter-se perguntado porque o Brasil é como é: um país muito rico com um povo paupérrimo, uma sociedade muito desigual, uma mistura de raças e religiões como não há em nenhum outro país do mundo, com preconceitos e injustiças sociais.

Por outro lado, há uma identidade cultural notável (todos se dizem brasileiros antes de qualquer coisa, até mesmo antes de africano, índio, nordestino, gaúcho, japonês). Nossa cultura social, feita de muitas misturas, teve como resultado essa capacidade de criar tal identidade.

Por que mesmo vítima de preconceito, discriminação, injustiça, o brasileiro segue dizendo que é brasileiro?  Quem nos explica é o antropólogo Darcy Ribeiro em seu livro O Povo Brasileiro. Nele, o autor busca as explicações em nossa formação colonial, por exemplo, enquanto portugueses escravizavam os indígenas, e se miscigenavam com eles, os ingleses, franceses e espanhóis queriam ver o índio longe, expulsavam ou matavam. Daí nossa relativa vantagem e a possibilidade de construirmos uma sociedade melhor, exemplar para o mundo em questões como a miscigenação e a tolerância.

Resta a desigualdade, cruel, mas que terá saída no acesso de todos à educação. O Povo Brasileiro é livro obrigatório para quem quer entender o Brasil.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0093-darcy-ribeiro-o-povo-brasileiro.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.