CAPITÃO MOURO

Georges Bourdoukan
Ed. Casa Amarela

Nossa história é cheia de detalhes que pouco conhecemos. Apesar de alguns municípios comemorarem o Dia da Consciência Negra, poucos sabem que a data é uma referência a Zumbi dos Palmares. Face à eminente derrota, o rei negro preferiu a morte à escravidão.

No livro O Capitão Mouro do laureado jornalista Georges Bourdoukan, outros fatos curiosíssimos aparecem: a saga de um militar muçulmano, Saifadin, que construiu as fortificações do Quilombo dos Palmares. E foi ajudado por seu amigo judeu Ben Suleiman.

O cenário é a capitania de Pernambuco, a Inquisição e a revolta dos escravos. Trancrevem-se diários de bordo dos navios negreiros. Explica-se o significado da letra F e da cruz, gravadas com ferro em brasa na testa e no peito dos escravos.

A exaustiva pesquisa feita pelo autor revela até a semelhança entre o cruzado Pedro Eremita e o bandeirante Domingos Jorge Velho: ambos tinham predileção por carne humana.

Vamos anotar: Capitão Mouro de Georges Bourdoukan. Editora Casa Amarela.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0149-georges-boudoukan-o-capitao-mouro.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *