CAJUEIRO SEM SOMBRA

Caio Porfírio Carneiro
Ed. Saraiva (1999)

Livro destinado ao público infanto-juvenil foi escrito por autor premiado, filmado e traduzido em diversas línguas.

Neste livro, o pano de fundo é composto pelo caju e a castanha, os principais produtos da região onde moram Valdo e seus amigos. Os pais trabalham na fábrica de doces e de amêndoas industrializadas; os filhos estão sempre à cata de cajus e castanhas para conseguir alguns trocados.

Como o período de safra é curto, a situação logo se torna difícil para os adultos, que ficam sem emprego ou voltam para o plantio nos roçados. E os meninos buscam, no desespero, sítios bem guardados. Às vezes, saem-se vitoriosos, mas é uma vitória efêmera, que representa uma das faces da vida rural do país.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

About levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
This entry was posted in ESTANTE and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>