REPÓRTERES

Audálio Dantas (Org.)
Ed. SENAC

Bagdá, março de 2002,  um ano antes da invasão pelos EUA, Simpósio sobre Globalização.

Audálio Dantas aproveita para fazer uma matéria sobre o país. Eu o ajudava na tradução. Perguntamos a um comerciante se ele achava que o Sadam Hussein era ditador. Loucura. Mas, a resposta foi engraçada: ditador era o Felipe Scolari (técnico) porque não queria escalar o Romário para a Copa do Mundo daquele ano.

Eu aprendi uma lição básica: repórter é a pessoa que faz perguntas. É esse também o eixo do livro Repórteres. Seus autores são alguns dos mais competentes jornalistas brasileiros: Caco Barcellos, Carlos Wagner, Domingos Meirelles, Joel Silveira, José Hamilton Ribeiro, Lúcio Flávio Pinto, Luis Fernando Mercadante, Marcos Faerman, Mauro Santayana e Ricardo Kotsho, além do próprio Audálio Dantas que também é organizador do livro.

Cada um desses gigantes nos conta como fez alguma reportagem, como se infiltrou entre bandidos mafiosos, dormiu em acampamentos militares ou esteve sob fogo cruzado, sofreu perseguições e ameaças, correu riscos. Tudo isso para fazer as perguntas certas às pessoas e momentos certos.

Joel Silveira cobriu a II Grande Guerra; José Hamilton Ribeiro perdeu uma perna no Vietnã; e as histórias dos demais não são muito diferentes. Para o leitor comum, Repórteres é um bom livro de aventuras – escritas por mestres da palavra. Para jornalistas e estudantes, trata-se de um livro didático, de leitura obrigatória.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/0094-audalio-dantas-org-reporteres.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.