CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

O destaque é Carlos Drummond de Andrade. Você, caro amigo, já deve ter ouvido esse verso:

Mundo mundo vasto mundo
Se eu me chamasse Raimundo
Seria a rima mas não seria a solução
Mundo mundo vasto mundo
Mais vasto é meu coração.

Pois bem, eles pertencem ao famoso “Poema das Sete Faces” de Carlos Drummond de Andrade. Esse mineiro de Itabira é considerado um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos. Dos modernos, sem dúvida, é o mais conhecido. Tanto no Brasil quanto no exterior, foi cogitado para o Prêmio Nobel de Literatura.

Sua poesia é da melhor categoria, não conheço quem não goste. Ele sabe manejar as palavras com extrema maestria, sua ironia faz rir, sua intensidade criativa emociona. Um poeta completo. Vale a pena ler qualquer livro de Drummond: Rosa do Povo, As impurezas do Branco. Ou melhor ainda, de uma vez, Reunião que é uma coletânea de quase todos os seus poemas.

Ouça aqui o programa:

[audio:http://blogs.utopia.org.br/levi/files/outraspalavras_018-carlos-drummond-de-andrade.mp3]
“Outras Palavras” é o programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.