O CHÃO DE GRACILIANO

Tiago Santana
Audálio Dantas
Ed. Tempo d’Imagem

Foi lançado recentemente e já se encontra nas livrarias o livro de arte-reportagem, O Chão de Graciliano com texto de Audálio Dantas e fotografias de Tiago Santana. Ele mostra a região de nascimento e criação literária de Graciliano Ramos.

Com versão em inglês e espanhol, o livro é resultado de várias viagens ao sertão de Alagoas e Pernambuco, a partir de 2002, para a exposição O Chão de Graciliano (Sesc Pompéia, em São Paulo), considerada a mais importante já realizada sobre a vida e a obra do grande escritor alagoano. Mereceu elogios do mestre Ariano Suassuna.

A reportagem literária registra o tempo e o espaço de Graciliano em sua região, onde passado e o presente se confundem, pois as condições do homem que nela vive permanecem praticamente as mesmas. O ensaio fotográfico de Tiago Santana é centrado na figura do homem como nota o jornalista Joel Silveira na apresentação do livro: “O chão percorrido pelo fotógrafo é o mesmo sobre o qual Graciliano construiu a sua literatura, mas não é a paisagem, a terra quase sempre dura e seca, que Tiago recolhe em sua câmera; o que ele registra é o homem que nela vive, sobrevive ou dela se retira quando de todo perde a esperança – eterno Fabiano” (o Fabiano aqui é o retirante do romance Vidas Secas).

É livro bonito: para ver, ler, mostrar e guardar.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to O CHÃO DE GRACILIANO

  1. Pingback: Doando catálogos, livros e filmes « zani zani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.