LAPA – NOTURNO DA LAPA

Luís Martins
Ed. Record

Trata-se da reedição conjunta de dois livros do magistral do escritor Luís Martins. Lapa foi originalmente batizado de Prostituição. Mas, pouco antes de seu lançamento, o nome foi alterado por sugestão de Jorge Amado. O livro narra as andanças solitárias do jovem estudante Paulo Braga pelas vielas sujas e sombrias da cidade do Rio de Janeiro. Como o escritor e jornalista Ruy Castro, lapiano de coração, afirma na introdução desta nova edição, é quase como se Luís Martins estivesse tendo uma premonição da decadência que afligiria o bairro no futuro próximo.

Relacionando-se basicamente com prostitutas e cafetinas, o personagem Paulo acompanha a assustadora transformação do sexo em moléstia e do amor em morte. O livro causou muita polêmica e custou ao autor  a perseguição do governo Vargas por conta do caráter subversivo e imoral que o livro tinha provocado. Os dois livros, apesar de diferentes, se completam na descrição do famoso bairro boêmio e da excelente descrição dos tipos que transitavam por lá.

O autor, entretanto, foge dos estereótipos e capta a individualidade, a essência humana de suas personagens. Tudo é tratado com o bom humor e a excelência lingüística do grande cronista Luis Martins.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.