O MULO

Darcy Ribeiro
Ed. Leitura

Darcy Ribeiro foi uma das mais polêmicas personalidades de nosso meio político e intelectual. Foi antropólogo, cientista social e escritor. Fundou a Universidade de Brasília e os CIEPS no RJ.  Foi chefe da casa Civil no Governo João Goulart e depois exilado político.

Alguns o consideram o ultimo político que levou a sério a questão educacional em nosso país. Tendo feito tanta coisa, Darcy ainda nos deixou livros memoráveis. Entre eles, um romance chamado O Mulo.  Nele, o autor aborda sem medo temas como racismo, homossexualidade e religião.

E também constrói uma personagem das mais fortes de nossa literatura, um ser complexo que, ao final, se ama ou desama, mas se conhece em profundidade como retrato acabado de um determinado tipo social na formação cultural brasileira.

O livro apresenta um vocabulário rico, mesclando o culto com um interiorano improvisador, o que resulta numa prosa agradável e repleta de poesia. É, assim, uma leitura para os que gostam de livros com a cara nua do Brasil, sem melodramas ou concessões de qualquer tipo.


“Outras Palavras”, programa de literatura de Levi Bucalem Ferrari na Rádio Cultura Brasil.

Sobre levi

Poeta, ficcionista, ensaísta, sociólogo e professor universitário. Presidente da UBE - União Brasileira de Escritores, diretor do Sindicato dos Sociólogos de S. Paulo e Presidente do IPSO - Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos. Integra a Coordenação do Movimento Humanismo e Democracia e o Conselho de Redação da Revista Novos Rumos. Foi Presidente da ASESP – Associação dos Sociólogos do Estado de São Paulo, Administrador Regional de Santana -Tucuruvi (SP). Coordenador da Proteção dos Recursos Naturais do Estado de São Paulo. Livros Publicados: Burocratas e Burocracias (ensaio, SP, Ed. Semente, 1981); Ônibus 307 – Jardim Paraíso (poesia, SP, Muro das Artes, 1983); A Portovelhaca e as Outras (poesia, SP, Paubrasil, 1984). O Seqüestro do Senhor Empresário (romance, SP, Publisher/Limiar, 1998); O Inimigo (contos, Limiar – SP, 2003). Recebeu o Prêmio de Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e outros. Publicou diversos artigos, contos, crônicas, poemas e resenhas literárias em coletâneas, jornais e revistas.
Esta entrada foi publicada em ESTANTE e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.