Apresentação

Textos sobre os Direitos do Público

Os textos indicados abaixo são de fundamental importância para subsidiar o debate e o entendimento acerca dos Direitos do Público, desde a dimensão histórica – dada pela Carta de Tabor – até as discussões atuais acerca desta importante questão, que afeta diretamente a democracia na chamada “era do conhecimento”.

» Carta de Tabor

Em 18 de setembro de 1987 a Federação Internacional de Cineclubes durante seu Congresso em Tabor, consciente das profundas mudanças no campo audiovisual, que geram uma desumanização na comunicação aprovou por unanimidade uma Carta dos Direitos do Público

» Uma leitura da Carta de Tabor

Embora tenha suscitado bastante agitação e sido objeto de discussões em alguns países, além de apresentada em encontros e reuniões importantes, com autoridades da União Européia, a grande campanha por esses direitos pouco compreendidos não prosperou. Por quê?

» Carta de San Angél

Reunidos na Cidade do México, México, representantes de cineclubes e federações cineclubistas de vários países, lançaram a Carta de San Ángel de Direitos do Público durante o 5º Festival Internacional de Cinema Contemporâneo da Cidade do México em fevereiro de 2008.

» Carta de Atibaia

Durante o 5º Festival Atibaia Internacional do Audiovisual, em 16 de janeiro de 2010, representantes de entidades culturais da América do Sul e Europa, promoveram o 1º Encontro Internacional dos Direitos do Público.

» Como participar

Não será uma luta fácil, pois os interesse contrários, como já sabemos, são muito fortes. Mas é a boa luta, a luta pelos direitos da maioria, praticamente a totalidade da população, que quer ser sujeito da comunicação, da cultura e da sua própria história.

1 Response to Apresentação

  1. Julio Lamaña disse:

    Espero que este encuentro por la defensa de los derechos del público continue los pasos ya hechos durante la conferencia realizada durante el festival de Atibaia. Muchos aánimos y quedamos a la espera de sus conclusiones.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *